Nutrição no Ambiente de Trabalho

Nutrição no Ambiente de Trabalho

 

Nas ultimas décadas, observou-se um aumento significativo de óbitos devido a problemas cardiovasculares e o crescimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes. Nesse contexto, uma alimentação adequada é essencial para prevenir o aparecimento destes problemas.

Uma alimentação adequada é constituída de alimentos que contenham nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo e obtenção de energia, destacando-se os carboidratos, proteínas lipídios, vitaminas e minerais. Para isso, é necessário o consumo de todos os tipos de alimentos, porém sem exageros ou exclusões. É importante também realizar pequenos lanches nos intervalos das refeições principais, de modo à sempre alimentar-se a cada três horas, pois deste modo há sempre a oferta de energia para o corpo, evitando o acúmulo de gordura e a depleção de massa muscular, além de reduzir a sensação de fome e o consequente excesso de alimentos na próxima refeição. O consumo de alimentos mais naturais e a redução do consumo de sódio e gordura saturada também são importantes para uma alimentação mais saudável.

Sabe-se que uma melhor qualidade de vida do trabalhador resulta em melhor desempenho, níveis de produtividade e oportunidades de desenvolvimento. Uma alimentação adequada, juntamente com hábitos saudáveis como a pratica de atividade física regular, o não tabagismo e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, é essencial para uma boa qualidade de vida do trabalhador, resultando na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, redução de acidentes de trabalho e melhor produtividade e satisfação com o trabalho.

Portanto, é importante que as empresas ofereçam uma alimentação de qualidade a seus funcionários, bem como espaço e tempo hábil para que estes realizem suas refeições e lanches durante o dia, e que os trabalhadores pratiquem hábitos alimentares saudáveis, trazendo apenas benefícios para ambas as partes ao melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

O cardápio deve ser estabelecido levando em consideração os aspectos nutricionais e culturais de cada região e deve haver a oferta de informações de educação nutricional, auxiliando os funcionários a realizarem escolhas mais conscientes das refeições.

Vários estudos demonstram que, a longo prazo, as empresas que promovem e protegem a saúde dos trabalhadores estão entre as mais bem-sucedidas e competitivas, e também desfrutam de melhores taxas de absenteísmo e turnover.

Portanto a alimentação saudável e a promoção da sua saúde não pode ser dissociada da manutenção de um ambiente de trabalho adequado.

Uma resposta para Nutrição no Ambiente de Trabalho

  1. Marlon 9 de novembro de 2017 at 22:05 #

    Bacana.

Deixe uma resposta

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled. Dispensar