Obesidade e ambiente de trabalho

Obesidade e ambiente de trabalho

 

 

 

 

 

 

O aumento da prevalência de casos de obesidade tem sido uma das maiores preocupações no âmbito da saúde pública brasileira. No caso dos trabalhadores obesos, esses poderão ter limitações e dificuldades para desempenhar suas funções.

Compreende-se que o trabalho é essencial na vida dos individuos, e, no caso dos trabalhadores obesos, esses poderão ter limitações e dificuldades para desempenhar suas funções no trabalho, o que poderá ocasionar o desligamento deste, acidentes de trabalho ou situações de discriminação. Por outro lado o próprio trabalhador obeso está vulnerável às doenças relacionadas à obesidade (problemas ósseos, musculares, vasculares, dentre outros) que podem ser agravados pelas condições de trabalho, ocasionando um aumento do absenteísmo.

Um trabalhador obeso, falta mais e tem sua produtividade diminuída por problemas relacionados a saúde, tem dificuldade de realizar tarefas que necessitam de terminados esforços físicos.

A OMS diz que o sobre peso (IMC 25 à 29.9) e obesos (IMC 30 ou +) constitui fatores de risco maior para doenças como Diabetes, Doenças Cardiovascolares e Canceres.

Doenças crônicas associadas à obesidade, resulta em aumento da mortalidade.

Assim, observa-se que a obesidade pode ser um fator limitante para a atividade profissional.

Uma pesquisa do grupo Catho, realizada junto a 31 mil executivos, identificou que 65% dos presidentes e diretores de empresas tem alguma restrição na hora de contratar pessoas obesas.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Maplecroft, aponta o Brasil como o 7º país onde a relação entre o desempenho profissional e a obesidade é mais preocupante.

O estado nutricional de um colaborador, depende também do seu ambiente de trabalho. Por isso é tão importante que as empresas se preocupem com o plano alimentar, oferecendo aos seu empregados planos de educação alimentar e atividade física e uma boa oferta de alimentos saudáveis.

A educação continuada para promover promoção da saúde dentro das empresas, depende de palestras relacionadas à educação nutricional e desenvolvimento de cardápios saudáveis a seus colaboradores.

 

Nenhum comentário enviado.

Deixe uma resposta

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled. Dispensar